OOH, ou Mídia Out Of Home, são painéis externos de comunicação, também conhecidos como mídia externa.
OOH, ou Mídia Out Of Home, são painéis externos de comunicação, também conhecidos como mídia externa.

OOH, o que significa?

Imagem do layout

Muito se ouve falar sobre OOH, mas você, sabe o que significa?

Mídia OOH é a mídia out-of-home, ou mídia fora-de-casa, em tradução livre, também chamada de mídia exterior ou mídia externa. Ela pode ser definida como o conjunto de informações e ações publicitárias que atingem o público nas ruas, fora de suas casas.

O principal objetivo de mídia Out Of Home é alcançar pessoas durante seu trajeto por ruas, avenidas e rodovias, além de espaços públicos como shoppings, praças e exposições.

O OOH (Out of Home) cria oportunidades, por ser um meio que se destaca por seu alcance na população, diversidade de formatos e oportunidades para os anunciantes impactando as pessoas que estão fora de casa.

O seguimento atinge as pessoas de diversas maneiras, seja via comunicação de massa ou até segmentada, é o segundo maior meio no gosto dos consumidores Brasileiros (globalmente, ele é o primeiro colocado). No Brasil, OOH atinge 87% da população, de acordo com dados do Target Group Index.

O maior deslocamento de pessoas na cidade está concentrado, entre o início da manhã e o fim da tarde, com destaque para as faixas entre 07hs e 07h59 e 18hs e 18h59, horários em que há maior locomoção daqueles que estão em trânsito.

Ao longo do dia as pessoas se dividem nos horários em trânsito, mostrando o potencial de OOH em atingir consumidores nos mais diferentes momentos.

Os formatos mais tradicionais de OOH são: Outdoor, FrontLight, BackLight, Busdoor e Empena.

Outdoor, o mais famoso e com a maior quantidade, é muito comum em avenidas e rodovias, é feito de madeira ou metal, geralmente no formato 9x3m, para veicular o anúncio impresso em papel ou lona.

FrontLight é muito parecido ao outdoor, porém sua estrutura geralmente é metálica, e ele possuí iluminação na parte frontal, garantindo a melhor exibição em qualquer horário, seja dia ou noite, neles são veiculados anúncios em lonas.

Backlight possuí estrutura metálica, com iluminação por trás da lona, neste caso é utilizado lona especial, que possuí transparência, e que passa a luz, acendendo assim o anúncio.

Busdoor são adesivos aplicados nas traseiras dos ônibus.

Empena são estruturas metálicas fixadas nas laterais ou coberturas de prédios onde são veiculados anúncios em lonas, geralmente são verticais, para acompanhar o formato da estrutura onde estão fixadas.